Sempre me mostrei interessado sempre que encontrava alguma teoria de aparente conspiração que se abateria sobre o mundo, e cheguei a debater algumas com as minhas professoras. A última foi acerca dos Illuminati e a «nova ordem mundial», isto para não falar da profecia dos maias sobre o fim do mundo em 2012.
No entanto, o documentário que vi ontem não me pareceu nenhuma teoria da conspiração, e deixou-me bastante assustado. Todos sabemos que as civilizações modernas estão dependentes do petróleo, mas o que este documentário põe em evidência é o colapso do mundo tal como o conhecemos quando as reservas de petróleo chegarem ao fim. Isto porque, segundo o autor, não existem energias alternativas que possam substituir efectivamente o petróleo, nem como fonte de energia nem como matéria-prima (que está presente em tudo, literalmente). O espantoso é que o autor já alerta para este cenário há várias décadas, e em 2006, numa conferência, previu que o pico da produção mundial de petróleo já tinha sido alcançado e que por isso estava eminente o inicio do colapso das economias mundiais, colapso esse que começaria com uma crise financeira mundial e falência de bancos. É arrepiante ver como ele estava certo, e é ainda mais arrepiante quando ele diz que o que se segue é a falência das finanças dos governos, violência social, aumento dos preços, isto tudo até chegar ao ponto em que o petróleo estará de tal modo caro que nenhum país o conseguirá comprar, e nesse momento dá-se o colapso total da sociedade industrializada. Isto tudo nas próximas décadas...
Fiquei pereplexo a imaginar o fim da era do desenvolvimento humano. Já o tinha imaginado, mas não nas próximas décadas. Daqui a 10/20 anos pode já nem haver acesso generalizado à internet, por exemplo. É dificil acreditar nisto assim, sem questionar, sem qualquer tipo de esperança, recusamo-nos a aceitar porque damos o bem-estar como algo garantido. Sei que nem todos levam este tipo de coisas a sério, mas mesmo assim aconselho todos a ver o documentário, mesmo que não acreditem.
O documentário chama-se 'Collapse' é de 2009. Fiz download e por isso só vos posso dar o link (ainda vou preso).
http://www.piratatuga.net/collapse/