Sábado, 19 de Junho de 2010

Afinal tenho mérito

 

 

O dia começou com a Maya a dizer que a minha carta do dia era a morte. Era suposto ser um dia importante, com o exame de espanhol à tarde, e a festa da escola à noite. Também tinha alguma esperança que os encontros pessoais avançassem neste dia, e era precisamente nos encontros pessoais que a carta ia ter influência negativa, enfim, era esperar para ver.

Já não me lembrava bem de como se fazia um exame nacional. Dos exames do 9º ano só me lembro da desorganização e nervosismo das professoras e do professor 'drácula', como o apelidei, devido à fisionomia dos seus dentes e sobrancelhas. Pelos vistos, nem sempre são as memórias positivas que nos marcam mais, coitado do homem. Quando recebi o exame voltei a ficar com aquela sensação de não entender nada daquilo, mas depois lá fui fazendo, e com calma fiz tudo (certo, espero).

Cheguei a casa, e jantei às 18h, estava desesperadamente com fome. Às 22h fui para a festa final da escola, e logo à entrada uma rapariga caiu aos meus pés. Eheh, estou a brincar, mas de facto uma rapariga caiu numa escadaria à minha frente, e mesmo que não se tenha magoado, no lugar dela teria ficado bastante constrangido. As quedas são sempre complicadas, quando se está rodeado de pessoas por todo o lado ainda mais, mas acontece.

Esta festa foi diferente. Pela primeira vez a professora N. não coordenou um teatro como fez ao longe de três anos e onde eu entrei sempre, e portanto não senti aquele nervosismo especial. Tive pena, mas neste ano a minha subida ao palco fez-se para outro motivo importante, fui receber do director os diplomas de mérito académico do 11º e 10º anos.

Sinceramente, acho que foi a primeira iniciativa de que me lembro onde se promoveu e reconheceu o esforço dos bons alunos desde que estou neste escola. Tive e tenho a sensação de que os maus alunos são melhor tratados do que os bons, generalizando, e é difícil convencerem-me do contrário. Também sei que melhores resultados escolares não significam mais esforço, eu próprio sou exemplo disso... Apenas penso que se deveria olhar de outra maneira para os alunos que têm melhores resultados, porque quando eu observo o que me rodeia nada mais vejo do que grande maioria de jovens ignorantes, mal educados, sem valores nem objectivos, resumindo, o reflexo de uma sociedade moralmente degradada. E, aparentemente, são os melhores alunos aqueles que têm um maior sentido crítico, e onde pode estar por isso a esperança para se mudar o actual estado em que vivemos. Mas pronto, os 'Morangos com Açucar' também precisam de espectadores e não podemos exigir que todos nós sejamos pessoas interessantes. Não se assustem, foi só um breve desabafo de um rapaz sem grandes esperanças e triste com a sociedade em que vive, no entanto, se essa sociedade lhe deu um diploma, ele aceita e fica contente. :)

 

Devia estar a estudar para o exame de geografia, mas já que não estou, deixo aqui a música que me tem acompanhado quando o faço. Ah, e é verdade, desde há uns post's para cá o David anda mais desinibido (expõe-se mais aqui no blog). Mas também se as poucas pessoas a quem mostrei este blog me desiludiram logo depois, não tenho muito a perder se me expuser completamente (ou quase).

 

 

música: David Fonseca - Together In Electric Dreams
sinto-me:
tags: ,

publicado por david. às 16:51
link | favorito
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


.contra


. perfil

. amigo ou colega?

. 27 seguidores

.pesquisar

 

.posts

. De vez em quando

. Tempo

. Coisas boas

. Trabalho de Psicologia / ...

.já passou

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Outubro 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

.links

SAPO Blogs